top of page

sabor . saúde . sustentabilidade

Tendências modernas

Depois de quatro anos produzindo kombucha, participar da primeira Conferência Nacional de Produtores de Kombucha - CONAKOM, foi bastante gratificante. Um alento compartilhar experiências com outros produtores, conhecer seus dramas e dificuldades, seus êxitos, e passar dois dias inteiros ouvindo sobre esse tema tão fascinante, que é a fermentação. E, sobretudo, poder provar variedade de marcas jamais vistas assim, todas juntas. Foram cerca de 70 marcas de kombucha, oriundas de 17 estados de nosso país, dando sopa e com direito a repeteco. Quem já imaginou?

Percebi certa tendência na produção de kombuchas "modernas", aquelas que são feitas a partir da diluição de kombuchas bem acéticas em chás frescos. E quer saber? Fiquei positivamente surpresa em algumas de várias sorvidas. Mas, devo confessar que meu preconceito com relação a esse tipo de kombucha foi se esvaindo em passos de tartaruga. Demorei a acreditar que poderia experimentar algo que de verdade me agradasse. Embora tenha curtido as kombuchas modernas, continuo preferindo as "granny's". Talvez seja old school demais, mas os chás que fermentam com scoby, por cerca de 10, 15 dias, tem outro gostinho, tem mágica, além dos já conhecidos benefícios.

Por outro lado, é preciso enteder que a tendência da kombuca "moderna" não se trata de moda. Produzir sem scoby, diluindo e fazendo carbonatação forçada, reduz custos de forma considerada e facilita bastante na hora de se enquadrar nas regras do Ministério da Agricultura.

Foi bem interessante também ter a nossa disposição, tudo ao mesmo tempo, fornecedores de equipamentos, fermentadores, chás, embalagens, kombuchas, e, claro, as enriquecedoras trajetórias de diversos produtores já estabelecidos no mercado.

Estar com nossos mestres presentes, que privilégio! Eu, que sempre fujo das camêras, sucumbi à tietagem. Pedi para tirar fotos e tive livro autografado. Senti muito orgulho de fazer parte de algo ainda tão novo e desconhecido aqui no Brasil.



Refresh e injeção de ânimo com os incentivos para que façamos todos, produtores de kombucha, esforços para nos tornarmos uma categoria com forte associação e com formação de cooperativas regionais também.

Voltei à Brasília revigorada, inspirada, cheia de ideias, mas com saudade da nossa 3Casas, daquele cheirinho único que sinto todos os dias quando abro a porta da fábrica.




60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page